segunda-feira, 3 de Janeiro de 2011

O poder das frutas de A a Z!

As frutas são ricas em diversas substâncias nutritivas, extremamente, importantes para a saúde. O seu teor em vitaminas e minerais são essenciais para a regulação do organismo, bem como, para a realização de várias funções do mesmo, não esquecendo a sua acção preventiva em diversas doenças.

Nesta nova rubrica iremos falar um pouco dos poderes nutricionais das frutas de A a Z, começando pela letra A.

Abacate:
O abacate é uma fruta rica em hidratos de carbono, gordura, sais minerais como o potássio, fósforo, cálcio, ferro e sódio, bem como em vitaminas A, B, D e E. Trata-se de uma fruta importante no controlo sanguíneo de colesterol, sendo, igualmente, uma boa fonte de proteína vegetal.



Ameixa:
Fornecedora de sais minerais como o fósforo, cálcio, ferro e magnésio, a ameixa é muito usada em casos de inflamação urinária, devido ao seu efeito diurético. Por outro lado, a riqueza em vitaminas A e C, são importantes ao nível de problemas visuais e constipações. Tudo o que seja problemas a nível do sistema urinário, a ameixa apresenta um papel fundamental na restauração das funções deste sistema.





Amora:
Rica em vitaminas A, C, E e do complexo B (B1, B2 e B6) e minerais como o cálcio, magnésio e ferro, estas substâncias nutricionais fazem com que a amora seja usada no tratamento de infecções como da boca e da garganta.

 
 
Ananás:
O ananás é um fruto rico em Magnésio, Cobre, Fibras, Vitamina C e vitaminas do complexo B (B1 e B6). O seu consumo é essencial no tratamento da Esterilidade e problemas de Estômago tal como hipocloridria (um diminuição dos sucos gástricos) e o cancro do estômago.

 

2 comentários:

  1. Ana Vaz, como buscar uma fonte de frutas de a a z, com fontes confiáveis para pesquisa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Aldluz,

      Eu costumo consultar livros científicos de dietoterapia para obter algumas informações. Costumo consultar o Krause, que tem a descrição de todos os minerais e vitaminas, bem como as suas fontes alimentares.

      Cumprimentos
      Ana Vaz

      Eliminar